Como organizar seus livros



Independentemente do tamanho da sua coleção de livros, mantê-la organizada pode facilitar (e muito!) a vida de leitor. Por isso, separei neste post 7 ideias de organização, levando em conta sua personalidade e a quantidade de obras que você tem. Lembre-se de que você não precisa se ater a um método só. Use sua criatividade, a lógica que mais faz sentido para você, faça um mix de dois ou mais destes métodos e seja feliz.


Sem mais delongas, vamos ao post:

POR NOME DE AUTOR

Ideal para: pequenas coleções


Existem inúmeros jeitos de organizar seus livros, e um deles é separando pelo nome do autor. Se você é o tipo de leitor que tem a tendência em decorar com mais facilidade nomes, ou se tem mais de um livro de um mesmo autor, esse método pode ser perfeito!


Como fazer? Separe seus livros por ordem alfabética, levando em consideração o sobrenome do autor (exemplo: CEOTTO, Bruna, FONTES, Bruna; YASSUDA, Ana...) ou o primeiro nome, se assim preferir (exemplo: Ana Yassuda, Bruna Ceotto, Bruna Fontes...). Ou ainda, se tiver mais de um livro de alguns dos seus autores favoritos, separe-os por blocos de sua preferência (livros de Ana Yassuda, livros Bruna Fontes, livros de Bruna Ceotto...).

POR ORDEM ALFABÉTICA DE TÍTULO

Ideal para: pequenas coleções.


Vou ser sincera: se sua coleção é média (em torno de 50, 100 ou mais livros) ou grande, esse método pode te atrapalhar um pouco na hora em que você for procurar um livro específico. Nem sempre dá para confiar em nossa memória, não é mesmo? Como se lembrar de tantos títulos de tantos livros? Definitivamente, não dá.


Mas se sua coleção está começando agora, e se você quer manter tudo organizado desde já (alô leitores virginianos!), separá-la por ordem alfabética de título pode ser um método de organização interessante e funcional.

POR EDITORA

Ideal para: médias e grandes coleções



Sua coleção começou a aumentar e você já não sabe como encontrar seus livros com facilidade? Calma, eu vou te ajudar!


Separar as obras por editora pode ser uma solução interessante. Como fazer isso? Tenho duas sugestões:


- Divida os livros em blocos, em ordem alfabética (exemplo: livros da editora Duplo Sentido Editorial, Galera Record, Seguinte...).


- Separe-os por ordem de preferência (exemplos: livros das suas editoras favoritas, livros de editoras de terror, livros de editoras de ficção científica...).

POR GÊNERO

Ideal para: médias e grande coleções

Se você é um leitor eclético, que lê um pouco de tudo, esse método pode funcionar para você. Organizar seus livros por gênero (textual ou literário) te dá muita liberdade, já que você pode criar suas próprias regras. Siga sua lógica, crie categorias, separe os livros em blocos e pronto! Comece a arrumar.


Alguns exemplos de categorias: romances, poesias, contos, ensaios, romances, ficção científica, biografia, não-ficção, young-adult, mangás, história em quadrinho... E por aí vai.

LIVROS LIDOS x NÃO LIDOS

Ideal para: coleções grandes


Esse método é perfeito se você é o tipo de leitor que já perdeu o controle da própria vida. Depois de muitas blackfridays, feiras de universidades, Bienais do livro e outros eventos cheios de promoção, você se tornou em quem mais temia: acumulador.


O “não tenho nada para ler” é o novo “não tenho nada para vestir”, sendo que, muito provavelmente, você tem sim muitas coisas para ler e vestir, só não está conseguindo ver a real quantidade de coisas que tem por falta de organização.


Uau! Essa doeu, né? Mas sem julgamentos. Estou aqui para te ajudar!


Separe um espaço para os livros que você ainda não leu dos livros já lidos. Isso te dará uma visão bem realista da quantidade de exemplares para ler e quais são eles. Separe-os por ordem de vontade de leitura, ou use um dos métodos de organização citados anteriormente. O importante é você deixar esses exemplares separados dos livros já lidos, ok?

POR COR

Ideal para: todos os tamanhos de coleções.

foto: https://www.booksbythefoot.com/


Leitores que prezam pela estética: chegou a vez de vocês!


Há alguns anos, começou a circular pela internet a tendência de organizar livros por cores, de modo que formem um arco-íris ou sigam uma paleta de cores que mais agrada seu tutor.


Mas cuidado! No dia a dia, pode-se demorar um pouco mais para encontrar seus livros se resolver adotar esse método. Isso porque nem sempre a cor da lombada do livro corresponde à cor da capa, então mesmo que você tenha uma memória mais visual, pode ocorrer de se confundir na hora de buscar um livro na estante.


Se você preza por organização, essa, definitivamente, não é a melhor maneira de arrumar seus livros. Mas se você grava vídeos para internet, por exemplo, esse método pode servir como um belo cenário, não acha?

POR ALTURA

Ideal para: todos os tamanhos de coleções.


Existem leitores que não gostam de ver seus livros oscilando de tamanho na estante. Foi pensando neles, inclusive, que a Duplo Sentido Editorial decidiu que todas as suas obras teriam a mesma altura (21 cm), sabia disso? Independentemente do método de organização escolhido, se estiverem juntos, os livros da Duplo ficarão retinhos, como na foto. Legal, né?


Esse, no entanto, é outro método que não mantém seus livros organizados por uma lógica. Isso porque nem todas as editoras publicam livros com a mesma altura, e nem todos os autores são publicados sempre pelas mesmas editoras, etc. Porém, se essa diferença no tamanho da altura dos livros te incomoda muito, opte por esse método e fique em paz. E saiba que a Duplo Sentido pensou em você na hora de fazer seus livros, ok?

Gosta desse tipo de post? Deixa seu like aqui para eu saber e trazer mais desse tipo de conteúdo! Qual método de organização você usa? Me fala aqui nos comentários para eu saber!

Um beijo, e até a próxima!



Bolota

Mascote da editora

132 visualizações

FORMAS DE PAGAMENTO

São Paulo, SP - BRASIL

CNPJ: 35.122.139/0001-92